• Iniciar
X FECHAR
REGISTO
Carregar...
X FECHAR
INICIAR SESSÃO
Carregar...
X FECHAR
RECUPERAR PALAVRA-PASSE
Carregar...

Acção anti-tabaco da AIT em Portugal

Notícia

Acção anti-tabaco da AIT em Portugal

Desde o seu início que a AIT, em Portugal, tem dedicado especial atenção ao problema do Tabagismo, quer através de várias publicações, periódicas ou não periódicas, quer através da implementação de programas de Cessação Tabágica. Neste sentido, foi pioneiro o Dr. Samuel Ribeiro, que iniciou a implementação do Plano de 5 Dias para Deixar de Fumar, em Coimbra, em 1967. Desde então foram realizados mais de 4 mil planos, abrangendo mais de 60 mil fumadores.

Mais tarde, continuando a ideia da AIT surgida em Washington em 1947, iniciou formalmente a sua actividade, em Portugal, em 19 de Dezembro de 1979, com a aprovação dos respectivos estatutos, que vieram a ser publicados em Diário da República em 24 de Março de 1980, sob o nome actual de AITpt (Associação Internacional de Temperança - Portugal). Esta associação tem dedicado grande parte dos seus recursos humanos e materiais à implementação de programas de Cessação Tabágica e de acções de sensibilização para o problema do Tabagismo. A sua grande ferramenta foi, durante mais de 30 anos, o Plano de 5 Dias para Deixar de Fumar, que implementou, não só Portugal, em todo o território continental e insular, mas também em comunidades portuguesas espalhadas pelo Mundo, para o público, para empresas, escolas, colectividades, centros de saúde e autarquias, sempre suportado por equipas de profissionais de saúde, outros colaboradores e voluntários. Mas também participa frequentemente em programas de Rádio, TV e de órgãos de comunicação escrita. Desde 2013 iniciou a implementação de uma versão ""portuguesa"" do programa Breathe Free, cujo lançamento a nível nacional está em curso em 2014.

A AITpt tem cooperado com instituições Governamentais e privadas, no âmbito da Prevenção e Combate ao Tabagismo, aderindo a acções públicas no Dia Mundial sem Tabaco (31 de Maio) e no dia Dia Nacional do Não Fumador (17 de Novembro), sendo cofundadora da COPPT.

Dr. Emanuel Esteves
No dia 29 de Maio de 2014, o Dr. Emanuel Esteves, vice-presidente da secção portuguesa da AIT, é eleito presidente da COPPT, confederação que reúne a grande parte das organizações existentes em Portugal directamente envolvidas com a prevenção do Tabagismo. A eleição do Dr. Emanuel, não deixa de ser um reconhecimento ao trabalho que a Igreja Adventista tem desenvolvido ao longo dos anos no campo do tabagismo. (Confederação Portuguesa de Prevenção do Tabagismo).


Dia Mundia Sem Tabaco